CAMPO DO BODE – Guerreiros de Cristo vence de virada Até Cuiabano no jogo de abertura do Campeonato dos Feirantes

O ex-feirante “Ceará”, de 88 anos, é o homenageado da 17ª edição do Campeonato dos Feirantes de Futebol Society 2024

Fotos: Lukas Benito

A bola rolou ontem no campo do Bode, no Porto, marcando oficialmente a abertura da competição neste ano

Quem visita o Mercado do Porto às segundas-feiras encontra as barracas vazias. De terça a domingo, os comerciantes trabalham arduamente, mas na segunda-feira é dia de futebol no Campo do Bode. E nesta segunda-feira (20) foi dada a largada na 17ª edição da Copa dos Feirantes de Futebol Society 2024.

E na solenidade de abertura as equipes do Até Cuiabano Guerreiros de Cristo representaram as demais equipes, num total de 10, e desfilaram sob a música da Banda da Polícia Militar de Mato Grosso e também executou o Hino Nacional sob os aplausos dos torcedores que compareceu em grande número para prestigiar o evento que acontece tradicionalmente entre os meses de maio a agosto no campo do Node, no Porto.

O cronista e narrador Lacerda Cintra foi o cerimonialista e entre os homens do microfone estava o narrador de rodeio Sabiá Ribeiro, que com poucas palavras emocionou o publico presente e até solicitou um minuto de silêncio em solidariedade as vítimas do Rio Grande do Sul.

A organização enalteceu o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Deputado Eduardo Botelho, presente no campo do Bode, pelo apoio desde a primeira edição da competição dos feirantes no ano de 2007. “O deputado Botelho sempre marcou presença em nosso campeonato, sempre nos ajudou e é pessoa que tem compromisso com o esporte em nossa Capital, principalmente a nós feirantes”, salientou um dos coordenadores da competição, Régis de Souza.

Régis também lembrou da parceria que mantém com a Tubarão Sports há vários anos, onde as dez equipes que compõem os grupos da competição vestem uniformes da Tubarão. “A Tubarão Sports [e parceira nosso e não tenho nem palavras para agradecer ao empresário Ale4ssandro (do Nascimento, proprietário da Tubarão) pelo apoio que dispensa ao nosso campeonato” destacou o dirigente.

Neste ano, parceiros, clientes e fornecedores prometem acompanhar os duelos até a grande final, marcada para 26 de agosto, em comemoração ao Dia do Feirante. Feliz com a atuação dos feirantes no gramado, Botelho reforça os compromissos firmados com o esporte amador, beneficiando diversas categorias da sociedade cuiabana e fomentando tanto o esporte quanto a economia.

O coordenador do campeonato dos Feirantes do Mercado do Porto Regis Souza que enalteceu os parceiros

“Tenho uma história de quase duas décadas com a competição de futebol dos jogadores do Mercado do Porto. Tenho uma relação muito forte com a feira. Só quem vive ou já viveu da feira entende que, ao invés de descansar no dia de folga, muitos preferem a diversão com os amigos no campinho. Na verdade, ninguém quer ficar fora da conversa do dia seguinte”, disse Botelho, elogiando a organização da disputa à moda antiga.

O campeonato dos feirantes do Mercado do Porto, realizado no Campo do Bode, reúne 10 equipes: Até Cuiabano, Azulão, Colônia, Dourado, Fortaleza, Galo da Serra, Guerreiros de Cristo, Raça Pura, Tigrão e Tricolor. Os nomes dos times foram inspirados nos principais clubes da baixada cuiabana, e todos que trabalham na feira podem participar, independentemente da idade.

Por três meses, os jogadores disputarão o troféu e a premiação em dinheiro no valor de R$ 15 mil (dividido entre os primeiros colocados). Para competir, é preciso disciplina. Isso, o presidente do Galo da Serra tem de sobra. “Nunca perdi uma competição. Estou aqui desde a primeira edição, mas para isso, treino todos os dias na academia, corro e jogo futebol na segunda”, conta o atacante Mário Neto das Neves, 60 anos.

Ceará (de chapéu), ex-feirante é o grande homenageado da 17ª edição do Campeonato dos Feirantes do Mercado do Porto

De acordo com o organizador do campeonato, Regis Souza, a taça de 2024 leva o nome de Antônio Inácio da Silva, popularmente conhecido como Ceará, um ex-feirante de 88 anos que fez questão de prestigiar a abertura do evento. “É uma homenagem mais do que justa a quem trabalhou por mais de 40 anos na barraca de carne do Mercado do Porto”, explica o coordenador e jogador do time do Fortaleza, Regis Souza.

Regis destaca o apoio que recebe para montar toda a estrutura, os camarotes (tendas individuais dos times), ambulância com serviços médicos, banheiros químicos, shows regionais, entre outros. “Essa é a única distração dos feirantes. Já é uma tradição e o Botelho sempre nos apoiou, mesmo quando não era deputado”, lembrou.

A torcida, segundo o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Porto, Jorge Antônio Lemos, não falta. No final da tarde, “a arquibancada lota”, mas a classificação para as oitavas de final da Copa é uma das etapas de maior público. “A competição é um sucesso. Já fomos matéria na revista Placar em 2013, com o título: O maior campeonato de Várzea do Mundo”, conta orgulhoso o zagueiro do Colônia. Ele também destaca como “essencial o apoio do Botelho” para dar continuidade ao placar do entretenimento.

A banda da Polícia Militar de Mato Grosso deu um brilho todo especial na solenidade de abertura 
 

Após a solenidade de abertura a bola rolou entre Até Cuiabano versus Guerreiros de Cristo, com vitória, de virada, dos Guerreiros, que perdia por três a 0. Mateus foi o autor do primeiro gol do Campeonato dos Feirantes a favor do Até Cuiabano e Leandrinho marcou por duas vezes fazendo 3 a 0. E os Guerreiros de Cristo ainda na etapa inicial teve o atacante Itamar Verdão expulso por reclamações. Para o segundo tempo os Guerreiros voltaram determinados a correr atrás do resultado positivo e deu certo, o atacante Dorivan balançou as redes por três vezes seguidas empatando o clássico e Daio e Jadson marcaram mais dois, resultado final 5 a 3 a favor dos Guerreiros de Cristo.

A rodada inaugural ainda teve outros quatro jogos ontem. Os árbitros Warley Novaes, Gilson, João dos Reis, Gilson Silva e Adilson César apitaram os cinco jo0gos. A rodada teve cobertura ao vivo com os narradores Nilmon Santos, Lacerda Cintra e Fernando Moraes, com comentários de Caio César e Dr. Marcione Mendes. A Tubarão Sports marcou presença com o mascote Tutu, que recebeu muitos aplausos dos torcedores, principalmente das crianças.

“Tutu”, mascote da Tubarão Sports ‘roubou’ a cena no campo do Bode, onde recebeu muitos aplausos dos presentes

O deputado e presidente da ALMT, Eduardo Botelho tem investido por meio de emendas parlamentares no esporte profissional e amador na Capital e em Mato Grosso. Só neste ano, foram quase R$ 5 milhões do Fundo de Desenvolvimento Desportivo, gerenciado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), para aquisição de material esportivo: cadeiras de rodas adaptadas para basquete, kimonos de Jiu-Jitsu e Karatê. Outras modalidades também contam com o apoio do presidente da ALMT, como futevôlei, basquete de rua, copas de futebol society, Peladão, torneios (como o dos feirantes e dos garis) e escolinhas de futebol que atendem menores carentes das comunidades de Cuiabá.

Outra medida do parlamentar, em coautoria com o deputado Beto Dois a Um (PSB), é a Lei nº 12.424/2024, que dispõe sobre o projeto Olimpus – a concessão de bolsa-atleta, bolsa-técnico, além de premiação por desempenho, ao peão de rodeio. Agora, os atletas de rodeio são contemplados no programa esportivo do Governo do Estado.

Fonte: Site O Esportivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem